PES · January 3, 2021 2

Balanço PES 2021 – Minha visão até aqui Vou deixar

Balanço PES 2021 – Minha visão até aqui

Vou deixar minhas impressões positivas e negativas sobre o jogo até o seguinte momento, principalmente sobre o MyClub

NEGATIVAS

JOGO ESQUECIDO

Infelizmente, como muitos queriam no começo, não tem nada de novidade dentro do myclub. Matchday, rankeadas, copinha pra ganhar bola preta, e fica nisso. Novidade, semana a semana, é colecionar Ícones. Em ganhar dinheiro a Konami está super empenhada com seu caça níquel.

AMÉRICA DO SUL ESQUECIDA

Lembro que no PES 2020 até essa época, tínhamos várias caixas de Jogadores Especiais de Boca Juniors, River Plate, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e todos os parceiros oficiais no continente. Agora, só tivemos Flamengo, pois foi aniversário do clube, junto com a campanha de lendas. E só!

Fizeram um show antes do lançamento, com lives mostrando as novidades de cada clube, e pra que? Pra nada

Tivemos mais um episódio triste desse esquecimento, o EBrasileirão. O campeonato (da CBF que é parceira da Konami) foi muito legal, claro, mas a Konami fechou os olhos pra ele, inclusive fazendo live de outra competição no mesmo dia da final do EBR. Esquecidos.

EX PARCEIROS ESTRAGADOS NO OVER/JOGABILIDADE

Aqui é pessoal, porém acho que muitos jogadores de ex parceiros, foram “nerfados” pela Konami. Liverpool e Milan são os mais afetados. Van Dikj é horrível no jogo, porém na vida real é um dos melhores na sua posição. Salah é péssimo. Já viram os overais do Milan? Donnaruma, um dos melhores do mundo, era bola ouro no início, Kessie 80 e Ibrahimovic, um dos artilheiros do Italiano, 83. A Konami sempre foi fiel aos atributos dos jogadores, mesmo não estando em times parceiros, mas isso tem mudado muito nos últimos 2 anos.

XBOX/MICROSOFT E DERRUBADORES

Outra vez uma plataforma inteira esquecida. Não sei como ainda jogam online no XBOX. Eu já teria pedido reembolso. Triste ver q tem “meio ano” passado e não tiveram uma solução se quer para esse caso.

Só há um jeito de arrumarem isso. Mexendo no bolso deles. PEÇAM REEMBOLSO!!!

ENDEUSAMENTO DOS ÍCONES

Agora, só servem os ícones. Claro que isso é o que o diabo gosta – ou a Konami, afinal, ela quem tá rindo à toa com lucros absurdos nos últimos anos. Nada contra a empresa lucrar, alias sou a favor da Konami ficar rica, e que isso se converta em equipe competente, e jogo melhor ainda.

Mas no caso, ainda não aconteceu.

A caixa de Ícones é um verdadeiro caça níquel. Não sei como a lei brasileira permite tal prática. Uma caixa infinita que você pode tirar 20 vezes do mesmo jogador, mas o que você procura, não vem. Isso é um roubo descarado do nosso dinheiro.

LENDAS A RODO (OU QUASE)

Toda semana tem lenda grátis, mas tem mesmo? Eu só pego jogadores repetidos, ou que já tenho os ícones. Eu mesmo tive 5 Nedved e 3 Maldini. Acho até tendencioso pois vejo isso acontecer demais aqui no grupo. Não é apenas má sorte.

A caixa atual é ridícula, só tem jogadores que todos já ganharam como ícones. O péssimo Kahn, Nedved, Beckham, Van Basten.

Cada vez mais essa caixa vem sendo desvalorizada pela Konami. Porque não fazer uma caixa com as lendas mais recentes, ou os mais buscados? Ou uma competição que possa só conter jogadores Lendas (carta dourada)

Pra você ter que buscar ele na caixa infinita dos ícones

PROBLEMAS DE CONEXÃO

Eu sofro pouco com isso, acho que na maioria das vezes, tenho boa experiência.

Mas muitos players, se queixam disso.

Lembrando que a Konami não tem como política, perder clientes. Ela vai pra lá e pra cá, e dá um jeito de não perder números.

Matchday é o pior, pois não tem filtro de conexão, e lá é terra sem lei.

Tiraram o tal “hack” do matchday onde você largava o controle e ganhava os pontos. Mas o usuário deu outro jeito, o tal elástico, e agora quem sofre é quem precisa ficar 20 minutos jogando sozinho. Agora só daqui 2 anos pra arrumarem essa prática

POSITIVOS

CONEXÃO

Isso mesmo, apesar de ter a parte negativa, aqui vou focar no fim dos derrubadores no PS4. Eu nunca peguei um, e se somar o PES 2020, uns 3 no total, isso em 1000 partidas online. Pouca gente foi banida, e ela resolveu esse problema em uns 3 anos de sofrimento, mas ainda tem o XBOX

JOGABILIDADE

Não é tudo isso, mas é melhor que o PES 2020, e infinitamente melhor que o Fifinha da criançada.

Muita gente reclama do handicap do MyClub, porém ele é um inimigo que aprendi a enfrentar. Brigo com ele desde o PES 2016, mas hoje em dia, sei passar menos raiva com ele, até pra não acabar com minha saúde mental, que já sofreu com isso.

Quando se joga AMISTOSO, participando de campeonatos, a experiência é maravilhosa. Os bugs e handicap excessivo, somem – ou diminuem. O jogo fica agradável e divertido de jogar. Recomendo

QUALIDADE E NÍVEL DOS JOGADORES

Um ponto positivo da pouca mudança de jogabilidade, é que não tivemos que aprender o jogo de novo. E agora, não tem mais “bobo no futebol digital”. Muita gente se aperfeiçoou, ficou melhor, estudou o jogo, jogadas, táticas. Não fique bravinho de perder para um player com menos pontos. Tem muita gente que conhece bem o jogo. No geral, o nível dos oponentes é bem forte, muita gente joga bem hoje em dia.

FÉ NO PES 2022

Nova engine, novo jogo, do zero. Isso pra quem acompanha sabe que não traz boas recordações (pes 2014).

Ela nos pediu um voto de confiança com a tal história do SEASON UPDATE e esqueceu o jogo atual (mas não esqueceu de lucrar, e muito, toda semana)

Vamos aguardar a nova engine, e que venham novas ideias também, novos desafios!